Aplicativo transforma celular em câmera de segurança

Hoje, todo mundo sabe o quanto um celular pode contribuir para gerar praticidade no dia a dia dos usuários. Cada vez mais a função “ligar” tem perdido espaço para as redes e mídias. Além disso, um dos objetos eletrônicos mais queridos da humanidade, tem virado ferramenta para grandes produções fotográficas e de vídeo.

Mas você sabia que seu smartphone também pode ser utilizado como uma câmera de segurança? Isso mesmo! Além de tudo o que seu celular faz, pode também funcionar como um verdadeiro espião. Seja para observar à distância o que acontece em casa ou vigiar as crianças. Assim, você pode acompanhar, remotamente, a rotina de um ambiente.

O aplicativo WardenCam permite que um smartphone iOS ou Android se transforme em uma câmera de segurança. Dessa forma, o usuário pode vigiar um ambiente à distância. O pareamento é feito entre os dispositivos, com o app instalado, um como câmera e outro como espectador. O acesso funciona por conexão Wi-Fi, 4G ou 3G.

O aplicativo oferece uma dezena de recursos extras para quem quer vigiar locais sem precisar de fios ou mais equipamentos. Há, por exemplo, o modo de visão noturna, detecção de movimentos e escolha da resolução até o Full HD. A conexão entre os dispositivos é feita usando o mesmo login e senha da conta Google.

Nas configurações, o usuário pode ajustar a compressão do vídeo, utilizar câmera frontal ou traseira, poupar energia do aparelho, ativar ou desativar a captura do áudio, entre outras funcionalidades. A visualização é em tempo real, e o vídeo pode ser salvo no serviço de nuvem Dropbox.

Durante os testes o aplicativo funcionou sem problemas, com integração entre os aparelhos. No entanto, é necessário ficar atento quanto à velocidade de Internet. Caso ela seja mais baixa, o vídeo pode apresentar exibição com travamentos. A interface é simples e poderia ser melhor trabalhada. No entanto, ela é fácil de usar, com ícones indicativos de cada função e está disponível uma versão do app com tradução para o português no Android.

O WardenCam é gratuito para baixar e é compatível com versões mais antigas dos sistemas móveis do Google e da Apple. No Android, é compatível com a versão 2.3 ou superior, enquanto no iOS, a partir da 7.0. A versão Premium do app custa US$ 5.99 (cerca de R$ 19).