Os benefícios da tecnologia assistiva

Em um mundo cada vez mais tecnológico, quem tem informação, tem poder, certo? Errado! A informação é apenas uma ferramenta, então ela precisa estar atrelada à tecnologia e a uma ação, assim se torna uma grande aliada no desenvolvimento de soluções que proporcionam à vida das pessoas, mais praticidade e mais acessibilidade, principalmente no que diz respeito às Pessoas com Deficiência (PCD).

Segundo pesquisa do IBGE, no ano de 2016, quase 24% da população brasileira seria composta por pessoas que possuem algum tipo de deficiência. De acordo com o último Censo do Instituto, o Brasil possui 45 milhões de PCDs. O que reforça ainda mais a necessidade de proporcionar mais acessibilidade, mais dignidade e mais inclusão social para esses cidadãos.

É importante deixar claro, que à medida em que as minorias são inseridas em um contexto social até então não explorado é que elas vão ganhando mais voz e mais relevância no meio em que atuam, e a tecnologia assistiva atualmente é de grande importância nesse âmbito. Porque por meio dela, várias formas de aprendizagem e profissionalização são trabalhadas, trazendo maior fluidez, acesso à informação e melhor comunicação entre os indivíduos em seu contexto social.

Nos dias de hoje, existem vários dispositivos que facilitam e muito o dia a dia das PCDs. Dentre eles é possível citar: computadores acessíveis, telas multimídia, controles remotos etc. Sem falar nas próteses que auxiliam na articulação dos movimentos de membros com má formação e/ou amputados, que basicamente funcionam como verdadeiros robôs. Inclusive, diversos estudos são feitos e várias teorias dizem que o exoesqueleto robótico é a esperança para deficientes voltarem a andar.

Do mesmo modo, são os aplicativos que funcionam como utilitários no cotidiano das pessoas com deficiência visual, auditiva, intelectual ou até mesmo como um simples informativo sobre locais que são acessíveis a cadeirantes, com o intuito de evitar constrangimentos ao usuário.

Em síntese, a tecnologia assistiva torna-se de suma importância para proporcionar melhores condições às PCDs, além de auxiliar no desenvolvimento de uma sociedade mais igualitária, por meio da inclusão.

Nós da KS Gestão, torcemos para que os avanços sejam significativos e que favoreçam todas as classes sociais, para que todos tenham o direito de exercer sua cidadania sem barreiras!