O que acontece quando compactamos um arquivo?

Ao fazer um download é comum que arquivos ou pastas venham compactados com os formatos mais conhecido com .ZIP ou .RAR. Essa compactação de arquivos ocorre para proporcionar uploads e downloads mais rápidos, além de maior capacidade de armazenamento. Mas você sabe como isso funciona?

No geral, o que acontece é bem simples! Os arquivos são reescritos de forma mais inteligente para que possam ocupar menos espaço em disco. Isso porque para o computador, a maioria dos arquivos é igual, ou seja, basicamente formado por bytes e muitas vezes um apanhado de informações que se repetem várias vezes.

O que o programa de compactação faz é simplesmente eliminar redundâncias, com isso eliminando mais espaço em disco. O que proporciona um processo de reestruturação inteligente desses dados.

A reestruturação ocorre porque o software de compactação possui um algoritmo que analisa o conteúdo dos arquivos e busca por sentenças que se repitam. Essas repetições são adicionadas ao dicionário, que possui uma definição precisa sobre elementos de dados. Logo depois de adicionadas, o dicionário as reconhece e traduz as referências pelos termos originais. Ou seja, na sentença “Amamos tecnologia, porque a tecnologia nos conecta”, o algoritmo de compactação analisaria as palavras escritas, criaria padrões numéricos para elas e faria a substituição de palavras repetidas por apenas uma única referência.

Vamos substituir palavras por códigos numéricos, por exemplo:

Amamos = 1
Tecnologia = 2
Porque = 3
A = 4
Tecnologia = 2
Nos = 6
Conecta =7

Agora entenda como ficaria a frase:

1 2 3 4 2 6 7

Perceba que o número “2” se repete na sentença! Logo, na compactação a sentença ficaria:

1 2 3 4 6 7

Esse processo reduz significativamente o tamanho dos arquivos otimizando o seu envio e recebimento na internet.

É importante lembrar que, embora o conceito dos programas de compactação seja o mesmo, cada um possui um tipo de algoritmo de compactação diferente. O que faz com que o dicionário de cada um seja estruturado de maneira característica.

Você sabia como o compactador de arquivos funcionava? Compartilhe esta informação com seus amigos!